Cecampe Norte e FNDE realizam formação sobre o PDDE a gestores educacionais de comunidades indígenas de Tocantins
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participou ontem, 17 de outubro, no município de Palmas, Tocantins, da formação presencial sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) voltada para as escolas indígenas da região. A iniciativa faz parte das ações de assistência técnica desenvolvidas pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (Cecampe Norte).
No estado do Tocantins, atualmente, 84 escolas indígenas são beneficiadas pelos recursos do PDDE, atendendo aproximadamente 4.685 estudantes. A formação reúne representantes de nove etnias indígenas, incluindo Apinajé, Karajá, Karajá-Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela e Awa Canoeiro. O evento ressalta a importância de adaptar o processo educacional às especificidades culturais de cada um desses povos, promovendo uma educação que respeite e valorize suas tradições e identidades.
“Uma formação específica para gestores indígenas é essencial, pois eles possuem uma cultura e uma forma de organização diferenciada que precisam ser valorizadas. Sabemos que os desafios na educação são muitos, mas a união e o apoio de todos os gestores envolvidos nessa luta por uma educação de qualidade fazem e continuarão fazendo a diferença, assim como já acontece em diversas escolas. Estamos aqui hoje e amanhã justamente para prestar todo o suporte necessário para que esses gestores possam aplicar os recursos do PDDE de forma eficaz em suas escolas", destacou Hilda Souza, coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do FNDE.
O coordenador-geral do Cecampe Norte, Afonso Nascimento, também reforçou a relevância do trabalho direcionado a esse público específico, que enfrenta desafios únicos na região Norte. “As capacitações constituem um momento essencial na formação de gestores e membros das escolas indígenas, tendo como ponto central, a qualificação e o aprimoramento da aplicação da política do PDDE e suas Ações Integradas em suas unidades escolares. Aprimorando acima de tudo a gestão democrática dos recursos e a qualidade pedagógica dos processos formativos”.
Professor Indígena e Diretor de Educação dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Amaré Gonçalves Brito, disse que esse momento é um marco para os povos indígenas da região. “Hoje estamos formando e orientando nossos servidores para que estes com os conhecimentos necessários possam acessar os recursos disponibilizados e realizar a prestação de contas de forma adequada. Temos anseio para que ações como essa continuem a serem propostas e executadas, visando melhorar a qualidade das nossas escolas indígenas”, destacou.
A chefe de gabinete da Secretaria de Educação do Tocantins, Markes Cristiana, destacou a importância da parceria, enfatizando os desafios na gestão dos recursos das escolas, como a distância e a falta de conhecimento de alguns gestores nas escolas indígenas. Ela elogiou o apoio técnico prestado, que envolve orientação prática e acompanhamento de perto, reforçando o compromisso coletivo com a educação pública.
Além do FNDE, o evento contou com a participação de parceiros importantes, como a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc Tocantins), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), do Conselho Estadual de Educação, da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), secretarias vinculadas ao Ministério da Educação (MEC).
O primeiro dia do evento incluiu palestras voltadas às questões educacionais dos povos indígenas e apresentações culturais, com cânticos e danças do povo Karajá-Xambioá. O evento termina hoje, dia 18 de outubro.
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