Página inicial > Últimas Notícias > Goianésia do Pará recebe formação sobre o PDDE Básico e suas ações integradas

Goianésia do Pará recebe formação sobre o PDDE Básico e suas ações integradas

• Publicado: Quarta, 17 Abril 2024 23:58
  • Última Atualização: Quarta, 17 Abril 2024 23:58

Nos últimos dias 09 e 10, o Programa Cecampe Norte levou capacitação sobre o PDDE Básico e suas Ações Integradas ao município de Goianésia do Pará. Aproximadamente, 64 cursistas concluíram as formações presenciais que aconteceram de 8h às 12 e de 14h às 18h no Clube Imperial.

A formadora Débora Silva da Costa, ressaltou a importância da atuação do Programa na região. "Os cursistas tiveram a oportunidade de observar os detalhes específicos nos eixos de adesão, execução e prestação de contas, sempre destacando a importância de uma gestão transparente e responsável. O fortalecimento dos conselhos escolares também foi enfatizado, ressaltando o papel fundamental que desempenham na tomada de decisões e na fiscalização dos recursos.

As visitas ao site do FNDE para explorar o PDDE Game, PDDEweb, PDDE info e resoluções pertinentes, permitiram aos participantes familiarizarem-se com as ferramentas e diretrizes essenciais para a gestão eficaz dos recursos escolares. Os debates e rodas de conversa proporcionaram um espaço para a troca de ideias e experiências, incentivando a reflexão crítica e o compartilhamento de boas práticas.

Foi possível notar um interesse crescente por parte das escolas pequenas na criação de consórcios, reconhecendo os benefícios substanciais de migrar para uma Unidade Executora (UEx). Além disso, observou-se um compromisso renovado por parte das UEx presentes em zelar pela execução dos processos de compras, desde a fase inicial até a guarda da documentação de forma adequada, visando evitar complicações e atrasos durante o período de prestação de contas ao final do exercício.

A parceria estreita e a colaboração contínua entre o CECAMPE NORTE e a SEMED são fundamentais para fortalecer as práticas de gestão descentralizada do PDDE que podem impulsionar a melhoria da qualidade/equidade na educação do município", pontuou.

Na mesa de abertura estiveram presentes: o Secretário de Educação Prof. Lindomar Pereira, Secretária Adjunta de Educação Profa. Lane Rocha (Desenvolvimento das atividades com o Departamento de Programas e Projetos da SEMED).

registrado em: