UFPA Promove o I Seminário do Cecampe-Norte no Pará

Palestra sobre o PDDE e suas Ações Integradas, atendimento do Fundo Nacional da Educação (FNDE) aos profissionais da educação do Pará, relatos de experiência de professores, palestras, mesas redondas e debates, assim foi o I Seminário do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (Cecampe-Norte) no Pará: “Resultados alcançados e Perspectivas do Programa”. O evento foi realizado no Instituto de Ciências Jurídicas, na UFPA, Campus Guamá, nos dias 21 e 22 de dezembro.
O Seminário começou com a mesa de abertura que contou com a participação do professor Dr. Nelson Souza; Pró-Reitor de Extensão da UFPA, Djailson Medeiros; Coordenador Geral de Apoio a Manutenção Escolar (CGAME/FNDE), professor Dr. Afonso Nascimento; Coordenador Geral do (Cecampe-Norte), Gabriel Marques; Coordenador de Apoio ao Transporte Escolar, professor Dr. Flavio Vargas; Coordenador, em exercício, do Campus Universitário de Abaetetuba, Márcia Bittencourt; Secretária de Educação do município de Belém, Nádia Naiff; representante da Associação dos Municípios do Nordeste Paraense e Sérgio Bacuri, Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCE).
O evento também promoveu a integração entre diversas entidades da educação que discutiram e avaliaram programas como a Política de Transporte Escolar (PNATE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas e Programa Caminho da Escola. O evento ainda contou com a palestra sobre: “Sistema Gerenciador Financeiro do Banco do Brasil e Cartão PDDE forma de habilitação e uso”, ministrada por Adriana Quaresma, servidora do Banco do Brasil.
A Secretária Municipal de Educação de Belém, Márcia Bittencourt, reforçou a parceria consolidada entre as instituições: “Pra que a gente possa melhorar a qualidade da educação é fundamental fortalecer essa parceria, então, eu gostaria de agradecer o trabalho desenvolvido. A partir do momento que o FNDE esteve conosco através do Daer Motta, em Belém, nós conseguimos regularizar mais de 40 conselhos escolares e isso não é pouca coisa, é muito recurso que estava parado”, afirmou a professora.
O Seminário do Cecampe-Norte também fortaleceu a parceria entre o Programa e a Pró-reitoria de Extensão da UFPA. “A universidade passou a entender muito mais a educação nos municípios depois do início das atividades do Cecampe, sem dúvida alguma, muitas concepções e hipóteses nossas não se confirmaram, outras tantas se confirmaram, então eu diria que por conta disso, que o Cecampe é um programa extremamente exitoso, ele já é um sucesso efetivo. Nós precisamos dar continuidade a ele e torná-lo mais complexo, porque somente com esse esforço, com esse empenho íntegro é que nós conseguiremos nos aproximar um pouquinho mais dos reais problemas e questões que nos afligem”, declarou o Pró-reitor de Extensão da UFPA, professor Nelson Souza.
O professor Afonso Nascimento destacou os desafios enfrentados pelo Programa: “Quando a gente começa a conhecer os espaços na região da Amazônia, quando a gente começa a ter contato com os técnicos que são responsáveis por essas políticas, os diretores e gestores escolares, nós começamos a entender que trabalhar com política pública é um desafio, especialmente na região norte por causa de toda a geografia e distância entre os municípios. Então, eu gostaria de agradecer a Universidade Federal do Pará, ao FNDE, ao Campus Universitário de Abaetetuba, a União Nacional dos Municípios, aos consórcios e as associações dos municípios, em especial, no estado do Pará e agora a parceria que a gente estabelece também com o Tribunal de Contas do município.
O Cecampe também já promoveu Seminários nos estados do Amazonas e do Tocantins, com a finalidade de apresentar resultados e perspectivas do Programa na região norte.
Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Cecampe-Norte
Redes Sociais