Cecampe-Norte promove formação sobre o PDDE Básico e suas Ações Integradas, em Gurupi, no Tocantins
 28.06.2022.png)
Durante os dias 21 e 22 de junho, o município de Gurupi, no Tocantins, recebeu um ciclo de formações sobre gerenciamento de recursos financeiros de programas federais para investimento em escolas. Com o tema “PDDE Básico e suas Ações Integradas”, a formação foi promovida pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE-NORTE), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime – Tocantins).
A formação ocorreu no auditório do Instituto de Assistência dos Servidores de Gurupi (Ipasgu). A maioria do público presente foi formada por diretores de escolas da rede municipal de educação de Gurupi.
A programação contou com a participação do Secretário da Educação do município tocantinense, Davi Abrantes, e do Diretor Administrativo, Financeiro e de Obras e Licitação da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Philadelfio Alves Júnior. O diretor ressaltou que a parte da gestão financeira é a pauta mais importante da formação, com ênfase na utilização dos recursos de maneira eficiente e equilibrada.
A formação também teve a participação de de Maria Keliane Santana, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Tânia Maria Marinho Scotta, e de Vanuzia Rocha, responsável pelo repasse das demais orientações sobre as formações e Coordenadora de Programas e Projetos e Captação de Recursos da SEMEG.
A Coordenadora de Programas e Projetos e Captação de Recursos da SEMEG, Vanuzia Rocha, ressaltou que “essa formação é para fortalecer na prática o trabalho que é desenvolvido nas escolas, é um momento para tirar dúvidas, compartilhar as informações e para os gestores questionarem e trabalharem de perto”.
O empreendedorismo, na perspectiva de como é possível empreender com criatividade, também foi debatido na formação. A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Tânia Maria Marinho Scotta, Maria Keliane Santana, destaca que “a capacitação veio a somar de forma muito positiva para nós gestores e comunidade escolar tirando algumas dúvidas, porque embora seja um processo que fazemos, mas sempre surgem dúvidas, portanto, acredito que voltaremos as nossas unidades escolares tendo mais facilidade em realizar as nossas ações cotidianas relacionadas a esse tema”, conclui a diretora.
As formações acontecem também em outros municípios do Tocantins. Os próximos meses reservam capacitações em Aliança do Tocantins, Lagoa da Confusão, Sandolândia e Sucupira. As datas para os eventos nessas localidades ainda serão definidas.
Com informações da Ascom Semeg/Gurupi
Redes Sociais