Cecampe-Norte realiza abertura dos cursos presenciais sobre o PDDE e suas Ações Integradas no estado do Amazonas

Profissionais da educação do estado do Amazonas reuniram-se para mais uma formação presencial na cidade de Silves-AM. O encontro ocorreu nos dias 22 e 23 de junho, no auditório da Prefeitura de Silves e contou com a participação de gestores, técnicos e profissionais responsáveis pelo recebimento de recursos disponibilizados pelo Fundo Nacional da Educação (FNDE), que receberam a capacitação sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola e suas Ações Integradas.
A mesa de abertura do evento contou com participação de Djailson Medeiros, da Coordenação-Geral de Apoio à Manutenção Escolar (CGAME) do FNDE, Sílvia Cristina Nogueira, Coordenadora Articuladora do Amazonas, Alexandre Cals, coordenador do Cecampe-Norte nos estados do Amazonas e do Acre e o Secretário Municipal de Educação de Silves.
A formação pretende orientar profissionais que atuam na região norte, a executar e planejar contas dos recursos do PDDE e de suas Ações Integradas, em conformidade com as legislações e sinalizando melhores práticas. As capacitações fazem parte das ações desenvolvidas pelo Cecampe-Norte, que vem obtendo parcerias com as secretarias municipais e as UNDIME’s (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) da região norte.
Para Djailson Medeiros, o evento foi “muito importante para o FNDE ver de perto as necessidades dos gestores e técnicos para buscar estratégias de fortalecimento dos programas de manutenção escolar. Além disso, a assistência do FNDE e do Centro Colaborador é fundamental para motivar os gestores escolares a criarem as unidades executoras e assim fazer com que mais escolas recebam os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola, ampliando a autonomia das escolas no gasto dos recursos e permitindo a participação da comunidade escolar na definição das prioridades de uso do dinheiro público”.
Já para articuladora local, Sílvia Nogueira: “os cursos de capacitação promovidos pelo Cacampe-Norte nos municípios do Amazonas significam, concretamente, o esforço interinstitucional de garantir acesso às políticas públicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”.
Cecampe Norte– O Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (Cecampe-Norte) atua na perspectiva do ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo diversas ações voltadas para a qualificação da execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações integradas, além das políticas de Transporte Escolar (Pnate e Caminho da Escola). O Programa é coordenado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e as Universidades Federais dos estados da região Norte.
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