Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Borba, no Amazonas, é o primeiro município a receber formação presencial sobre o PDDE e suas Ações Integradas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Borba, no Amazonas, é o primeiro município a receber formação presencial sobre o PDDE e suas Ações Integradas

  • Publicado: Terça, 05 Abril 2022 13:16
  • Última Atualização: Terça, 05 Abril 2022 13:16
imagem sem descrição.

Durante os dias 31 de março e 01 de abril, aconteceu a primeira formação presencial no estado do Amazonas. Promovida pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (CECAMPE-Norte), a capacitação foi sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas. A formação ocorreu no município de Borba, localizado no estado do Amazonas.

Cerca de 29 profissionais da educação tiveram a oportunidade de acompanhar a capacitação sobre o PDDE e suas Ações Integradas de modo presencial no município de Borba, primeiro a receber a capacitação no estado do Amazonas. Atualmente, Novo Aripuanã é o segundo município a obter a formação sobre o Programa.

Dentre o público-alvo esperado, a formação contou com a participação de gestores, técnicos educacionais, responsáveis pelos conselhos e profissionais diretamente ligados ao recebimento dos recursos disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio dos programas PDDE e suas Ações Integradas, Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) e Caminho da Escola.

Segundo o formador Janderson Ribeiro, no início, os cursistas falavam pouco, mas depois foram demonstrando os desafios que enfrentavam. “A principal dificuldade é a prestação de contas, acompanhada do desconhecimento das finalidades do PDDE Básico e das Ações Integradas”, destaca o formador.

Janderson Ribeiro ressalta também que alguns cursistas chegaram com um dia de atraso à formação, devido à distância e dificuldade no transporte. Tal empecilho impactou diretamente no número de participantes na capacitação. Entre os 50 cursistas matriculados, graças às dificuldades com o transporte e as fortes chuvas na região amazônica, cerca de 29 cursistas participaram da formação.

O professor ressalta que a importância da capacitação está vinculada à possibilidade de criação de autonomia da escola, tanto pedagógica quanto financeira. “Acontece que as escolas que não participam desse Programa (PDDE), não conseguem solucionar problemas básicos na infraestrutura física, na infraestrutura pedagógica. O PDDE propicia aquilo que a gente pode chamar de autonomia financeira e pedagógica na escola. A escola pode definir aquilo que ela vai fazer com o recurso a partir da sua própria realidade. Quando nós não temos o recurso em uma dada instituição escolar, nós precisamos da ajuda da secretaria, e, muitas vezes, a secretaria de estado ou do município, não conhece a realidade micro da escola, conhece apenas a realidade meso do conjunto de instituições que ela gerencia”, destaca Janderson Ribeiro.

A expectativa é que as capacitações presenciais ocorram também em outros municípios do estado do Amazonas, como já está acontecendo em Novo Aripuanã.

Cecampe Norte – O Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (Cecampe-Norte) atua na perspectiva do ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo diversas ações voltadas para a qualificação da execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações integradas, além das políticas de Transporte Escolar (Pnate e Caminho da Escola). O Programa é coordenado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e as Universidades Federais dos estados da região Norte.

registrado em:
Fim do conteúdo da página