Cecampe-Norte realiza visita técnica ao estado do Acre

Entre os dias 23 e 29 de janeiro, a equipe do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (Cecampe-Norte), representada pelos coordenadores Prof. Dr. Alexandre Cals e Prof. Dr. Sebastião Cordeiro, realizou visita técnica ao estado do Acre. A visita objetivou a articulação junto às secretarias municipais de educação do estado, e tratou sobre a assistência técnica de formação do Cecampe-Norte no modo presencial, além de articular com os municípios a parceria entre o Cecampe e a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
Durante o período, os coordenadores tiveram a oportunidade de reunir com os secretários de aproximadamente 11 municípios, dentre eles Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Senador Guiomar, Capixaba, Brasileia e Epitaciolândia. Por conta da pandemia de Covid-19 e pela distância entre alguns municípios, não foi possível manter contato com todas as secretarias do estado.
Do total de 22 municípios pertencentes ao estado do Acre, a equipe do Cecampe Norte conseguiu reunir com representantes de 11 municípios, os demais serão visitados pelos coordenadores locais, professor Jean Mauro Morais, da Secretaria de Estado da Educação do Acre, e pelo professor Mark Clark de Carvalho, da Universidade Federal do Acre (UFAC).
As visitas tiveram como pauta, inicialmente, a formação presencial, em que foi possível ampliar o número de vagas para os municípios. Segundo o Dr. Alexandre Cals, existiam municípios que tinham entre oito, dez, doze, até quinze escolas indicadas pelo Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE (IdeGES) para a formação presencial, assim foi possível ampliar para entre 30 a 40 vagas. “Então, cada município vai ter uma turma de 30 a 40 vagas, em que nós agora mudamos a estratégia e vamos encaminhar os formadores a estes municípios”, destaca o coordenador.
Como resultado das visitas, ficou afirmado que o Cecampe Norte vai encaminhar os formadores, assim como custear os gastos de bolsas e transportes, enquanto que as prefeituras, junto com as secretarias municipais de educação, irão arcar com a hospedagem, alimentação e o transporte local do formador.
Cursos de formação
O Cecampe Norte, por meio dos cursos de formação, possibilita que gestores escolares conheçam e entendam o funcionamento do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e sobre a Política de Transporte Escolar – Programas PNATE e Caminho da Escola. Os cursos garantem certificação como curso de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O curso 1, sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Básico e suas ações integradas, é destinado aos responsáveis pela operacionalização e prestação de contas do programa nas escolas e nas Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, Escolas Públicas e também EExs privadas sem fins lucrativos.
Já o curso 2 é sobre a Política de Transporte Escolar – Programas PNATE e Caminho da Escola, podem se inscrever neste curso gestores responsáveis pelo transporte escolar nas secretarias municipais e estadual de educação.
Os dois cursos têm duração de 30 horas cada, distribuídas em 20 dias.
Em breve novas inscrições.
Redes Sociais