Equipe do Cecampe-norte participa de reunião com a Undime-To

A União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime) Tocantins e o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe-Norte) promoveram uma reunião no dia 10 de novembro, na sede da Undime, em Palmas-To, para apresentar o Cecampe, que é fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), voltado para a formação de gestores e equipe técnica das escolas, referente ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE e suas ações Agregadas), Políticas do Transporte Escolar (PNATE) e Caminhos da Escola.
A reunião contou com a presença do Coordenador do Cecampe-Norte, Afonso Welliton, a coordenadora articuladora do Cecampe-Norte do Tocantins e Pró-Reitora da UFNT; Rejane Medeiros, o Prof. Yvens Ely; que também compõe a coordenação do Programa, além de estagiários que atuam no programa, técnicos da Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC), o coordenador da Uncme/TO; Odenilson Pereira, a presidente da Undime Tocantins; Francinete Ribeiro, a vice-presidente da Undime-TO; Luísa Brasileiro, a Secretária Executiva da Undime-To, Rute Soares e outros dirigentes municipais de educação.
A presidente da Undime, Francinete Ribeiro, destacou a relevância do programa para a educação pública: “A reunião com o Cecampe no nosso estado, em Tocantins, foi uma reunião de grande proveito, uma reunião ímpar para o nosso estado e para tudo aquilo que nós sonhamos e desejamos para a educação pública de qualidade, que é a integração de todos os entes federados que discutem a educação, que discutem política pública educacional. Nós tivemos ali o Cecampe-Norte, com um projeto de formação continuada para todos os profissionais que trabalham com os programas de PDDE. Foi um diálogo de crescimento para todos nós, onde foi possível nós trocarmos experiências e unir forças para atingir o objetivo maior que é a formação continuada desses profissionais na execução desse Programa”, declarou a presidente da Undime.
Na reunião foi apresentado que o programa tem como objetivo apoiar os estados e municípios a aprimorarem a execução e o desempenho do programa dinheiro direto na escola(PDDE) e as políticas públicas de apoio ao transporte escolar (PNATE e Caminho da Escola), destacando as áreas de atuação e os eixos de assistência técnica, monitoramento e avaliação que serão trabalhados com destaque para o eixo de assistência técnica que desenvolverá as capacitações à distância com tutoria, à distância sem tutoria e capacitações presenciais, tendo como meta alcançar em torno de 13 mil pessoas nos 7 estados da região norte.
UNDIME
Segundo Francinete Ribeiro, a Undime exerce um papel fundamental para o desenvolvimento do programa: “A Undime fica muito feliz com a parceria, porque a Undime é uma instituição que reúne os 139 secretários municipais de educação do Tocantins. A Undime região Norte une os 7 estados (Tocantins, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia). A Undime tem a articulação e a mobilização direta em cada município, com cada diretor de escola, com cada coordenador do Programa que são os que a gente vai trabalhar, os PDDE, o PNATE. Então, isso facilita para quando há um apoio da Undime em um programa seja ele federal, seja ele do FNDE, seja ele do MEC, seja ele de qualquer projeto que esteja voltado para a educação. Quando a Undime entra na articulação, na mobilização e na parceria para o alcance daquele objetivo, daquela pessoa que nós queremos alcançar na formação, ele se torna fácil, há uma habilidade maior, uma facilidade maior de alcançar essas pessoas. Então, a Undime é muito importante nesse processo de mobilizar, de articular, de unir forças para atingir o objetivo principal: educação pública com qualidade e equidade”, destacou a diretora da Undime.
Texto: Giovane Silva e Samara Barra (Assessoria de Comunicação do Cecampe-Norte)
Redes Sociais