Cecampe-Norte promove reunião com a Undime

No dia 21 de outubro, o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe-Norte) promoveu uma reunião junto com a União Nacional dos dirigentes de Educação (Undime) região norte. O encontro ocorreu de modo virtual, através da plataforma google meet e reuniu vários profissionais da educação.
O evento contou com a participação do professor Afonso Nascimento; Coordenador do Programa Cecampe-Norte, professora Francinete Fonseca; presidente da Undime, professora Maria Solange Rodrigues; técnica da Undime Tocantins, professor Yvens cordeiro; vice Coordenador do Cecampe Norte, e os professores Alexandre Cals, Orlando Souza e Sebastião Cordeiro, que atuam nas coordenações dos Cecampe-Norte nos respectivos estados que compõem a região.
Durante o encontro, o professor Afonso Nascimento, explicou que o programa objetiva apoiar estados e municípios a apresentarem a execução e o desempenho do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Politicas públicas de apoio ao transporte escolar (PNATE) e Caminho da Escola. O docente também pontuou as áreas de atuação do Cecampe, que inclui a formação de gestores da educação básica, gestão de conhecimento, monitoramento e avaliação de politicas educacionais, métodos, técnicas e instrumentos aplicados à gestão de politicas públicas, controle social de politicas públicas, politicas de manutenção e melhoria das escolas.
A professora Francinete Fonseca, presidente da Undime, defendeu a educação pública durante o encontro: “É uma alegria estar participando do evento, estamos representando os sete estados da região norte, então é muito importante essa reunião que fala desse Cecampe-Norte, que envolve também a Undime e juntos temos muitos projetos e desafios e eu estou aqui pra ouvir e participar. A Undime também se coloca inteiramente a disposição para mobilizar e defender uma educação pública de qualidade”, disse a professora.
Segundo o professor Orlando Souza, a reunião foi um momento de reafirmar as parcerias: “A gente precisa consolidar essa relação intersetorial e interinstitucional, acho isso fundamental. Precisamos ter articulação na dimensão de trabalhar uma política pública que atinja as escolas, ou seja, uma política pública que funcione pra que a gente possa chegar às unidades educativas”, declarou o professor.
Além de apresentar o Cecampe-Norte na região, a reunião serviu para discussão de problemas, desafios, propostas e planejamento de execução de atividades. Segundo a professora Francinete Fonseca, “a Undime Tocantins não vai medir esforços para ver o programa desenvolvido nos sete estados da região”, declarou a presidente da Undime no encerramento do encontro.
Texto: Giovane Silva (Assessoria de Comunicação do Cecampe-Norte)
Redes Sociais