Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cecampe forma os primeiros cursistas da região norte do país
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cecampe forma os primeiros cursistas da região norte do país

  • Publicado: Sexta, 05 Novembro 2021 00:23
  • Última Atualização: Sábado, 20 Novembro 2021 15:57
imagem sem descrição.

O Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (Cecampe-Norte) formou os primeiros inscritos no Programa, no total 326 profissionais da educação já concluiram o curso e 581 ainda estão inscritos. A formação inclui um curso voltado ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Básico e suas ações integradas, destinado aos responsáveis pela operacionalização e prestação de contas do programa nas escolas e nas Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, Escolas Públicas e também EExs privadas sem fins lucrativos e o curso dois voltado a Política de Transporte Escolar – Programas (PNATE) e Caminho da Escola.

O Cecampe-Norte é uma ação em parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que tem o objetivo de aprimorar as políticas públicas e a gestão de programas de apoio à manutenção e melhoria das condições das escolas públicas dos estados da região norte.

Segundo, Loyciete da Silva, professora, gestora e cursista do Cecampe-Norte da cidade de Tabatinga no Amazonas, o programa foi muito satisfatório: “Foi muito proveitoso, eu aprendi muito, foram conteúdos ricos para a nossa formação e atuação nos conselhos escolares. Cursos como esses trazem muita informação, dessa forma, aprimoramos os nossos conhecimentos para enriquecer as nossas ações”, afirmou a professora. 

A tutora do Cecampe-Norte no estado do Pará, Vanessa Costa, avaliou a participação dos cursistas do Programa: “Para alguns alunos que eu conversei e tive contato, a experiência está sendo muito proveitosa, porque geralmente os professores são convidados a fazer parte de um Programa na escola, mas não têm nenhuma formação, às vezes as informações não estão concentradas e geralmente eles vão realizando as ações do PDDE mais pela intuição do que  pela pesquisa em relação ao que se deve fazer mesmo. Logo, com os cursos do Cecampe, eles estão dando o feedback de que as informações que antes eles não tinham, agora eles têm e de uma forma muito mais pedagógica, com um material bastante rico que possibilita a execução das ações do PDDE nas escolas deles com mais facilidade”, avaliou a tutora. 

A cursista no estado do Pará, Paula Vargens também avaliou a qualificação oferecida pelo Cecampe-Norte: “Todo curso é válido para que possamos aprimorar nossos conhecimentos. O PDDE é um excelente Programa e ter conhecimentos básicos para saber lidar com tais recursos é essencial para o bom andamento da escola e para a prática da gestão democrática”.

Texto: Giovane Silva e Samara Barra (Assessoria de Comunicação do Cecampe-Norte)

registrado em:
Fim do conteúdo da página