Cecampe Norte inicia cursos de capacitação nos sete estados da região Norte

No dia 20 de setembro, o Programa de Extensão “Centro Colaborador de Apoio ao monitoramento e a Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (Cecampe Norte)” iniciou as atividades do eixo assistência técnica, com as capacitações nos sete estados da região norte dos cursos com tutoria. O evento foi realizado virtualmente pela plataforma google meet e será disponibilizado nas redes sociais do Programa.
O Cecampe Norte atua no sentido de afirmar o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo diversas ações voltadas para qualificar a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE e suas Ações Integradas), além das políticas de Transporte Escolar (PNATE e Caminho da Escola).
O Programa é fruto de uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) iniciada em 2020, atuando na organização de Cursos de Capacitação (presencial e a distância) junto as Unidades Educativas (UE), Unidades Executoras (UEXs), Entidades Executoras (EEXs), Conselho se Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Cacs Fundeb) dos Estados da Região Norte do Brasil, e dar apoio ao Monitoramento e Avaliação dos processos relacionados a essas políticas educacionais.
Participações
O evento contou com a participação de vários profissionais da educação que dão apoio direto e indireto para o avanço das ações do Cecampe Norte, entre eles o professor Dr. Nelson Souza Júnior; Pró-Reitor de Extensão da UFPA, que representou os Pró-Reitores de Extensão das universidades parceiras da Região Norte do País; o professor Dr. Afonso Nascimento, Coordenador Geral do Programa Cecampe Norte; Michele Lessa, Coordenadora de Monitoramento e Apoio à Gestão de Programas – COMAG/FNDE; professor Dr. Yvens Cordeiro, vice coordenador geral do Cecampe Norte; professor Dr. Alexandre Cals; professor Dr. Francinei Tavares; professor Dr. Orlando Souza e professor Dr. Sebastião Cordeiro, esses docentes da UFPA atuam nas coordenações dos Cecampe Norte nos estados que compõem a região.
O professor Afonso Nascimento destacou o objetivo e os desafios do Programa: “Hoje, marcamos um momento importante no desenvolvimento das políticas públicas educacionais no estado, porque significa a formação em torno de seis mil pessoas: Técnicos, gestores escolares, Membros dos Conselhos Municipais de Educação, Membros dos Cacs Fundeb, Associação de Pais e Mestres. E nós temos também um grande desafio desse processo, que é a elevação do nível de participação das nossas unidades escolares em relação à verba destinada ao PDDE, que significa não somente a elevação do índice que mede a questão do acesso à política do Programa Dinheiro Direto na Escola, mas vai significar acima de tudo, a melhoria das condições de infraestrutura das escolas em relação às atividades pedagógicas nessas unidades educativas”, afirmou o Coordenador geral do Projeto Cecampe Norte.
O evento também apresentou os tutores Vanessa Costa, Dalila Maitê Sena, Maria Raimunda Cerqueira, Adão Xavier, Paulo Ricardo Lima e Marcelo Pacheco que acompanharão as 06 turmas iniciais para as quais foram selecionadas 600 pessoas dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As atividades dos cursistas serão realizadas na plataforma Modlle da UFPA a qual foi apresentada pelo Técnico em Tecnologia Antônio Ridaka, especialista na plataforma da Instituição e que dará suporte técnico durante as formações.
Nos próximos meses, novas turmas participarão das capacitações com tutoria nos estados que compõe o Cecampe Norte, ampliando o número de pessoas capacitadas na região norte do País.
Redes Sociais