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EDITORIA A

Cecampe Norte participa do II Fórum do GAEPE Arquipélago do Marajó

O Cecampe Norte está presente no II Fórum do GAEPE Arquipélago do Marajó, evento que acontece em Soure, no Marajó, entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024. Com o tema “Resultados e Perspectivas para a Melhoria da Educação”, o encontro tem como objetivo avaliar as ações realizadas ao longo de 2024, destacar os resultados alcançados e planejar estratégias para os próximos anos. O evento reúne representantes de importantes instituições, como o MEC, FNDE, MME, MCOM, UNICEF, SEDUC-PA, Centro Lemann, Universidade Federal do Pará - UFPA, entre outras. Essas instituições apresentam suas iniciativas voltadas à melhoria da educação nos municípios do Marajó, além de discutirem propostas para a continuidade e expansão desse trabalho. Na tarde de hoje, destacamos a participação do Prof. Gilmar Pereira, Reitor da Universidade Federal do Pará - UFPA, que discorreu sobre a Universidade e as alternativas de formação continuada para os profissionais do Magistério no Marajó. Destacamos, também, a presença de Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que abordou o tema “Balanço e Perspectivas do Projeto FNDE Chegando Junto”. A apresentação trouxe uma análise das ações realizadas pelo projeto e apontou diretrizes para o futuro. O Fórum é voltado para prefeitos eleitos e reeleitos, secretários municipais de educação, equipes técnicas das SEMEDs do Marajó, além de conselheiros do FUNDEB, conselheiros escolares, conselheiros de alimentação escolar, parceiros do GAEPE e outras instituições ligadas à educação. A participação do Cecampe Norte no evento reforça sua relevância no suporte técnico e estratégico às gestões educacionais, contribuindo de forma significativa para a qualificação e aprimoramento dos projetos educacionais voltados ao fortalecimento da educação pública nos municípios do Marajó. Para mais informações sobre o evento, acesse: https://www.tcmpa.tc.br/gaepe-arquipelago-do-marajo/ii-forum-gaepe-marajo/ Serviço: Participação do Cecampe Norte no II Fórum do GAEPE Arquipélago do MarajóData: 18 e 19/11/2024Local: Soure/MarajóFotografia: Arquivo pessoal do Cecampe/NorteTexto: Comunicação do Cecampe/Norte

Webinário Cecampe Norte: “As principais resoluções que amparam a adesão,...

O Cecampe Norte convida gestores escolares, secretarias de educação municipais e estaduais, prefeituras e demais agentes educacionais envolvidos com o PDDE para participar do nosso próximo Webinário! Nesta edição, abordaremos as resoluções que regulamentam o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com destaque para a Resolução nº 15 de 16/09/2021. O evento contará com a presença da Coordenação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/FNDE e da Coordenação do Cecampe Norte na mesa de abertura, que compartilharão suas visões sobre os avanços e desafios do programa, além de destacar os pontos essenciais para uma execução eficiente e alinhada às diretrizes nacionais. Palestrante: Laura Aparecida Gomes da Silva Sousa é Pedagoga, com especializações em Gestão Escolar, Atendimento Educacional Especializado e Estrutura Escolar. Com experiência em gestão escolar e na coordenação do PDDE na rede municipal de Wanderlândia-TO, atua como Formadora do PDDE e suas ações integradas pelo CECAMPE NORTE. Mediadora: Lucireis Soares Rodrigues Reis é graduada em Geografia e especialista em Gestão Escolar. Com experiência na execução e prestação de contas de programas como PDDE Escolas, PDDE e Ações Integradas, Alimentação Escolar, Transporte Escolar e Projovem, atualmente é técnica da Undime Tocantins.   Data: 21/11/2024 (quinta-feira)Horário: 17 horas (horário de Brasília) Local: Online pelo YouTube do Cecampe/Norte https://www.youtube.com/@cecampenorte   Inscrições: Os interessados podem se inscrever diretamente no link de inscrição do evento ou através do link disponível na bio do Instagram do Cecampe/Norte. Aproveite e siga nossas redes sociais para se manter atualizado sobre nossas atividades! Link de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd639PuVE8T4k4yUTjtA25Lua9tHOB0wweLK5Gcs4aQAVVC4Q/viewform?usp=pp_url Link do Instagram: https://www.instagram.com/cecampe_norte/ Certificação: O evento contará com emissão de certificado para os participantes. Não perca esta oportunidade de aprimorar a gestão e execução do PDDE em sua escola ou município. Sua participação é essencial para fortalecer a correta aplicação dos recursos educacionais.   Contamos com a sua presença! Atenciosamente, Equipe Cecampe/Norte

Capacitação sobre o PDDE fortalece a gestão escolar em comunidades...

Nos dias 7 e 8 de novembro, o Cecampe Norte, em parceria com o FNDE, esteve em Mateiros (TO) para promover uma formação especial sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com foco nas necessidades das comunidades quilombolas. O evento reuniu gestores escolares e representantes locais, destacando o compromisso com a educação e a valorização da cultura local. 🌱Durante a capacitação, foram abordados temas como gestão democrática, criação de Conselhos Escolares, e autonomia das escolas por meio das Unidades Executoras (UEXs). Anderson Sampaio, diretor de Ações Educacionais do FNDE, reforçou o objetivo do PDDE de minimizar desigualdades na educação. “Estamos aqui para garantir que esses recursos sejam aplicados de forma útil e que realmente impactem a educação,” destacou.A coordenadora Fernanda Lucena, do FNDE, também compartilhou a alegria de conhecer o quilombo e ouvir a história da comunidade Mumbuca, contada de forma emocionante pela professora quilombola Elisangela, que apresentou uma poesia sobre suas raízes e o trabalho com capim dourado – símbolo cultural da região. Além das atividades formativas, a programação incluiu apresentações culturais e momentos de debates e atendimentos individuais, visando entender e atender às especificidades da região. Hilda Souza, coordenadora de Monitoramento do FNDE, ressaltou que é fundamental respeitar e valorizar as culturas locais para uma gestão educacional eficiente. A formação contou com a presença de representantes do Ministério da Educação, Undime, Secretaria de Educação, UFNT, Banco do Brasil, e diversas autoridades locais, fortalecendo o compromisso coletivo com o desenvolvimento das escolas quilombolas.Essa ação é mais um passo para promover a autonomia das escolas e assegurar que os recursos sejam aplicados de forma a transformar a realidade educacional das comunidades. #CecampeNorte #PDDE #FNDE #EducaçãoDoCampo #Quilombolas #GestãoEscolar #Autonomia #Capacitação

Cecampe Norte e FNDE realizam formação sobre o PDDE a gestores educacionais...

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participou ontem, 17 de outubro, no município de Palmas, Tocantins, da formação presencial sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) voltada para as escolas indígenas da região. A iniciativa faz parte das ações de assistência técnica desenvolvidas pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (Cecampe Norte). No estado do Tocantins, atualmente, 84 escolas indígenas são beneficiadas pelos recursos do PDDE, atendendo aproximadamente 4.685 estudantes. A formação reúne representantes de nove etnias indígenas, incluindo Apinajé, Karajá, Karajá-Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela e Awa Canoeiro. O evento ressalta a importância de adaptar o processo educacional às especificidades culturais de cada um desses povos, promovendo uma educação que respeite e valorize suas tradições e identidades. “Uma formação específica para gestores indígenas é essencial, pois eles possuem uma cultura e uma forma de organização diferenciada que precisam ser valorizadas. Sabemos que os desafios na educação são muitos, mas a união e o apoio de todos os gestores envolvidos nessa luta por uma educação de qualidade fazem e continuarão fazendo a diferença, assim como já acontece em diversas escolas. Estamos aqui hoje e amanhã justamente para prestar todo o suporte necessário para que esses gestores possam aplicar os recursos do PDDE de forma eficaz em suas escolas", destacou Hilda Souza, coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do FNDE. O coordenador-geral do Cecampe Norte, Afonso Nascimento, também reforçou a relevância do trabalho direcionado a esse público específico, que enfrenta desafios únicos na região Norte. “As capacitações constituem um momento essencial na formação de gestores e membros das escolas indígenas, tendo como ponto central, a qualificação e o aprimoramento da aplicação da política do PDDE e suas Ações Integradas em suas unidades escolares. Aprimorando acima de tudo a gestão democrática dos recursos e a qualidade pedagógica dos processos formativos”. Professor Indígena e Diretor de Educação dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Amaré Gonçalves Brito, disse que esse momento é um marco para os povos indígenas da região. “Hoje estamos formando e orientando nossos servidores para que estes com os conhecimentos necessários possam acessar os recursos disponibilizados e realizar a prestação de contas de forma adequada. Temos anseio para que ações como essa continuem a serem propostas e executadas, visando melhorar a qualidade das nossas escolas indígenas”, destacou. A chefe de gabinete da Secretaria de Educação do Tocantins, Markes Cristiana, destacou a importância da parceria, enfatizando os desafios na gestão dos recursos das escolas, como a distância e a falta de conhecimento de alguns gestores nas escolas indígenas. Ela elogiou o apoio técnico prestado, que envolve orientação prática e acompanhamento de perto, reforçando o compromisso coletivo com a educação pública. Além do FNDE, o evento contou com a participação de parceiros importantes, como a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc Tocantins), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), do Conselho Estadual de Educação, da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), secretarias vinculadas ao Ministério da Educação (MEC). O primeiro dia do evento incluiu palestras voltadas às questões educacionais dos povos indígenas e apresentações culturais, com cânticos e danças do povo Karajá-Xambioá. O evento termina hoje, dia 18 de outubro. Categoria Educação e Pesquisa   Repost: www.gov.br/fnde

FNDE inicia capacitação no Amapá para apoiar gestores na adesão e...

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deu início nesta quinta-feira, 10, a uma série de encontros no estado do Amapá para prestar assistência técnica a gestores municipais sobre adesão, execução e prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A ação, que se estenderá até o dia 30 de outubro, conta com a parceria do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe-Norte) e tem como objetivo resolver pendências que impedem escolas de receberem os recursos do programa. Os municípios de Calçoene, Itaubal e Serra do Navio foram selecionados para receber a assistência técnica, com base em um diagnóstico que apontou a ausência de repasses do PDDE para essas localidades. A iniciativa é inspirada no projeto FNDE Chegando Junto, que busca fortalecer a gestão educacional em regiões com baixa adesão aos programas federais. Na abertura do encontro, que contou com a participação de representantes locais e estaduais da educação, Hilda Souza, coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do FNDE, destacou a importância da regularização das pendências até o dia 31 de outubro, conforme estabelece a Resolução nº 6 do PDDE. "Já temos o diagnóstico das escolas e sabemos quais são os problemas. Nosso objetivo é solucioná-los para garantir que os recursos possam melhorar a qualidade do ensino e o ambiente escolar", afirmou Hilda. Durante a reunião, Gildoval Barbosa, secretário de Educação de Calçoene, relatou as dificuldades enfrentadas para constituir as Unidades Executoras (UEx) nas escolas, o que tem impedido o repasse dos recursos. "Cumprimos todos os protocolos, mas estamos com o sistema bloqueado pela ausência de UEx. Estamos numa situação delicada e queremos resolver essas pendências o quanto antes", disse Gildoval. Karla Barbosa, secretária de Educação e vice-prefeita de Itaubal, destacou os desafios enfrentados pela educação no Amapá, principalmente nas áreas ribeirinhas. "Essa aproximação com o FNDE é essencial. Temos escolas sem acesso à internet, onde os alunos estudam conforme as marés. O FNDE está aqui para nos orientar no caminho certo", ressaltou Karla, que também preside a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Amapá (Undime-AP). Francileia Oliveira da Silva, secretária de Educação de Serra do Navio, também celebrou o suporte recebido. "Com o apoio do FNDE Chegando Junto, começamos a avançar. Porém, ainda temos programas inadimplentes. Nosso município não tinha caixa escolar e começamos do zero. Parabenizo a iniciativa", agradeceu. A união entre estado e municípios foi reforçada por Yvens Cordeiro, vice-coordenador-geral do Cecampe Norte, que destacou a colaboração como chave para garantir que as escolas acessem os recursos necessários para aprimorar a educação. "A parceria é fundamental para que as escolas possam melhorar o desempenho", disse Yvens. Sandra Casimiro, secretária de Estado da Educação do Amapá, também ressaltou a importância dos recursos do PDDE para as escolas e a necessidade de resolver as pendências para que o pagamento seja realizado. "Esses recursos fazem uma grande diferença quando bem executados. Estamos buscando alternativas em parceria com o FNDE e o Cecampe. Esses recursos públicos são essenciais para professores, alunos e para as nossas escolas", concluiu. FNDE Chegando Junto – O projeto tem como meta ampliar a adesão dos municípios às transferências legais e discricionárias do governo federal, com foco especial em regiões como o Marajó, no Pará, e o estado do Amapá. O objetivo é não apenas aumentar o acesso aos recursos, mas também promover melhorias significativas na infraestrutura e nas práticas pedagógicas das escolas. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui. Categoria Educação e Pesquisa   Repost: www.gov.br/fnde

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