Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Arquipélago do Marajó inicia segunda etapa de atendimento a gestores educacionais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Arquipélago do Marajó inicia segunda etapa de atendimento a gestores educacionais

  • Publicado: Quinta, 18 Abril 2024 20:40
  • Última Atualização: Quinta, 18 Abril 2024 20:54
imagem sem descrição.

Com apoio do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará e do Cecampe Norte, a equipe do FNDE realiza assistência técnica sobre prestação de contas, PDDE e PNAE durante dois dias.

O Chegando Junto, projeto executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), deu início nesta quinta-feira, 18, a sua 2ª Reunião Mensal de Assessoramento, Monitoramento e Assistência Técnica, em Soure, município do arquipélago do Marajó, no Pará. O encontro, que se estenderá até amanhã (19), busca fortalecer a presença e a efetividade dos programas educacionais do FNDE na região.

Nesta etapa inicial do projeto, o foco recai sobre o Estado do Amapá e a região do Marajó, no Pará, devido aos baixos índices de adesão aos programas e ações da autarquia nessas localidades do Norte do país.

Representantes dos 18 municípios que compõem o Marajó foram convidados a participar da reunião, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre Prestação de Contas, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O prefeito de Soure, Guto Gouvêa, destacou a importância da presença do FNDE na região e garantiu que os agentes municipais vão aproveitar a oportunidade para buscar soluções para os desafios enfrentados. “Todas as nossas demandas precisam passar por análises técnicas para serem desenvolvidas. Ter a equipe do FNDE nos atendendo, capacitando nossos técnicos que não têm condições de ir até Brasília para ter acesso a esses conhecimentos específicos, é de suma importância. Quem ganha com isso são os nossos jovens e crianças, e a nossa educação vai melhorar”, ressaltou o prefeito.

Contador do município de Gurupá (PA), Marco Calandrine descreveu as dificuldades enfrentadas pelas comunidades do Marajó na implementação de programas e utilização de recursos, como transporte e merenda escolar, devido às características únicas da região. “O arquipélago é muito grande. Eu mesmo precisei de 24 horas de viagem de navio até Belém e mais 24 horas de Belém até Soure para participar deste evento. É muito bom termos esse contato com a equipe do FNDE e do Tribunal de Contas aqui. Tempos atrás, isso era muito mais complicado, porque precisávamos fazer o deslocamento até Brasília”, afirmou.

Os atendimentos estão sendo realizados nesta quinta-feira (18), e sexta-feira (19), pela equipe do FNDE, com apoio do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) e do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe Norte).

Fonte: FNDE

registrado em:
Fim do conteúdo da página